Administrativo

PEC Emergencial afronta direitos de servidores públicos e representa retrocesso nas políticas voltadas à saúde e educação, avalia especialista

2.março.2021
Análise de Rodrigo Torelly, advogado especialista na defesa de servidores públicos e sócio de Mauro Menezes & Advogados.

Deverá entrar na pauta de votação da Câmara dos Deputados, nos próximos dias, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/19, conhecida como “PEC Emergencial”. A proposição deve ser apreciada pelo plenário da Casa na próxima quarta-feira (03) e prevê o acionamento de medidas de ajuste fiscal em caso de crise das contas públicas.

Entre as mudanças inseridas no texto estão a possibilidade de redução e jornada de trabalho dos servidores públicos. Para Rodrigo Torelly, advogado especialista na defesa de servidores públicos e sócio de Mauro Menezes & Advogados, a proposta representa um sério retrocesso e afronta aos direitos dos funcionários públicos. “As medidas propostas incluem cortes na jornada e na remuneração dos servidores, a retirada de direitos, a suspensão de concursos públicos e a proibição de reajustes, inclusive de revisão geral”, alerta.

Torelly também chama a atenção para proposta inserida no texto pelo relator da PEC Emergencial, o senador Marcio Bittar, de desvinculação das receitas previstas na Lei Orçamentária para a saúde e educação. “Além de inapropriada no momento atual, essa medida impõe um grande retrocesso na implementação de políticas públicas nessas duas áreas”, critica.

Áreas de Atuação

Abrir WhatsApp
Seja bem-vindo(a) ao nosso canal de comunicação por WhatsApp. Envie sua solicitação e em breve lhe responderemos.
Nosso atendimento funciona de 9h às 19 horas em dias úteis.

Atualmente este site não armazena cookies no seu dispositivo.