NOTA DE SOLIDARIEDADE DO ESCRITÓRIO MAURO MENEZES & ADVOGADOS À POPULAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Nós, do escritório Mauro Menezes & Advogados, solidarizamo-nos com toda a população do Rio Grande do Sul pela tragédia que tem enfrentado na última semana.
Há décadas, cultivamos parcerias institucionais com diversos escritórios, sindicatos e associações sediadas em solo gaúcho. A essas entidades e seus integrantes, estendemos nossos votos de que estejam em segurança e sintam-se amparados. A elas nos unimos, desde as primeiras notícias, no empenho de acolhida dos afetados pela tragédia climática.
Além de termos nos somado aos esforços de doação de valores a entidades que têm atuado na linha de frente do resgate e auxílio a vítimas, também organizamos campanha interna de arrecadação de donativos dentre os membros da nossa equipe.
Por outro lado, encampamos um compromisso inadiável com uma missão maior, de médio e longo prazo. Compreendemos que a solidariedade deve andar lado a lado com a construção de consciência que conduz à ação. É impossível não politizar essa tragédia, fruto do desprezo do capital pelos recursos naturais, pelos pequenos produtores rurais, pelos povos originários e pelos cientistas que têm alertado há anos sobre a emergência climática.
É urgente que enxerguemos a crise já instalada com senso crítico para pensar respostas coletivas e ações preventivas e duradouras, que envolvam a responsabilização do agronegócio, da indústria e da mineração pela forma predatória como têm atuado, além do investimento em infraestrutura e a criação de meios mais eficazes de alerta e auxílio à população atingida por eventos extremos.
O exemplo da atuação articulada de entes estatais, tais como os Correios, também nos exorta a seguir na defesa das instituições públicas, de seus servidores e das políticas públicas baseadas em evidências. A articulação incansável dos movimentos sociais nos ensina que, contra a barbárie, a resposta é sempre a organização coletiva.
Por ora, prestamos nosso respeito ao povo do Rio Grande do Sul, com o compromisso de seguirmos a postos para colaborar com a reconstrução do que se perdeu e com o desenho de um futuro de mais esperança para todos nós.